30.5.2022

Ciências na prática: construção do terrário

Ciências na prática: construção do terrário

No Colégio ESI Lourdes o protagonismo dos alunos é parte essencial na construção do aprendizado. Exemplo disso, são os alunos da turma 41, que na disciplina de Ciências, vêm desenvolvendo um importante trabalho: a criação e o cuidado de um “terrário”. Além do trabalho prático, os alunos realizaram um trabalho escrito a partir da observação atenta em relação às condições desse ecossistema e a ocorrência da decomposição das folhas.

Transformar o aluno em protagonista é deixa-lo ser aliado na construção do próprio conhecimento. Ele mesmo é quem encontra a melhor forma de obter as informações, sempre acompanhado pelo professor responsável. No caso do terrário, foram utilizadas garrafas pets, onde foram colocados carvão vegetal, terra de jardim, cascalho, areia e mudas de plantas, deixando-as expostas em local com acesso a luz solar, sendo observado por 20 dias, para verificar as mudanças provocadas. Após uma análise mais aprofundada, pode-se ver como aconteceu o ciclo da fotossíntese, energia principal do ecossistema, como a planta se alimenta e, em alguns casos, os efeitos da decomposição.

Projetos como o Terrário são incentivados no ESI Lourdes, pois aliam teoria à prática, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso.

Últimos Posts