8.3.2021

Colégio Nossa Senhora de Lourdes prepara-se para a Páscoa

Colégio Nossa Senhora de Lourdes prepara-se para a Páscoa

No ano de 2021, a Campanha da Fraternidade será constantemente trabalhada, entre professores e alunos, no tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. O CNSL se prepara com ações de união e reflexões, abordando a necessidade do respeito com o próximo, relembrando o verdadeiro sentido do período da Páscoa. Todas as atividades propostas serão desenvolvidas no formato online, em função da bandeira preta no Estado do Rio Grande do Sul, definida no final do mês de fevereiro.

A importância de trabalhos e diálogos sobre o período da Quaresma (preparo espiritual para a Páscoa) é definida pela coordenadora da Pastoral Escolar do CNSL, Fernanda Bortolini Souto. “Precisamos falar e nos colocar no lugar do outro. Cada um deve fazer sua parte para que possamos ver um mundo melhor pela frente. Precisamos de diálogo, independente da pessoa que está do outro lado ou do seu posicionamento. Ser uma pessoa aberta ao diálogo é ser uma pessoa melhor. Esse é o verdadeiro motivo pelo qual trabalhamos e externamos aos alunos a preparação nesse período de quarenta dias” destaca Fernanda.

Ações voltadas à equipe do CNSL

   – Convite ao Padre Paulo Gasparetto para externar o objetivo da Campanha da Fraternidade aos professores.

   – Orações e momentos de reflexões são realizadas atualmente antes do início das aulas.

   – Diálogo sobre o ecumenismo (busca pela união apesar das diferenças). Realizado em sala de aula online, onde os professores demonstram aos alunos a importância do respeito e aceitação do próximo.

Ações programadas para os alunos

– Trabalho reflexivo para pensar em como construir a paz, através do olhar e da imaginação sobre um mundo harmonioso.

Realização de auto avaliação: os alunos devem declarar suas principais qualidades e defeitos. Posteriormente, deverão encontrar uma pessoa para ajudá-los a melhorar o que entendem ser um defeito.

– Observação dos gestos de amor e acolhida em determinados ambientes por onde os alunos passaram. Os estudantes deverão ampliar esse fato para os colegas, através de atividade a realizar-se em sala de aula online.

Testemunha de amor na resolução de conflito: na sala de aula online, será lançada uma dinâmica que, em determinado momento, os alunos precisarão se unir para resolver a questão de forma amorosa, mesmo com algum obstáculo.

– Utilização das redes sociais para apresentar seus trabalhos. Nessa atividade, os alunos deverão escolher uma pessoa de sua confiança para demonstrar um gesto de amor, partindo de uma qualidade.

– Lançamento da celebração online será promovida na semana antecedente à Páscoa, onde haverá momentos espontâneos com os alunos, que realizarão seus pedidos e agradecerão com orações, cantos e meditações, junto da Pastoral Escolar.

– Encontro online com o Padre Paulo Gasparetto, que transmitirá a mensagem aos alunos sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, finalizando com uma benção a todos.

Além das ações realizadas durante o período Quaresmal, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes promove arrecadações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal durante o ano todo. Os donativos são entregues à Casa Paroquial Sagrado Coração de Jesus, em Farroupilha.

Todos os momentos propostos foram pensados respeitando as medidas preventivas à Covid-19, e a maioria dessas ações, serão realizadas de forma online, para a segurança de todos.

Últimos Posts