22.11.2021

Consciência Negra no Colégio Nossa Senhora de Lourdes

Consciência Negra no Colégio Nossa Senhora de Lourdes

O dia 20 de novembro é marcado como Dia Nacional da Consciência Negra, uma data para lembrar e conscientizar sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização.

Por este motivo, na semana que compreendeu os dias 16 a 19 de novembro, os alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes estudaram assuntos voltados ao tema, com atividades voltadas para cada uma das faixas etárias.

Na Educação Infantil, o assunto abordado foi a boneca Abayomi, uma criação contemporânea de Lena Martins, uma artesã brasileira e se tornou popular como instrumento de conscientização e de socialização.

Já no Maternal II, os alunos ouviram a história “Menina Bonita do Laço de Fita” de Ana Maria Machado, e confeccionaramos personagens para recontar narrativa, auxiliando na compreensão do tema. Também ouviram a lenda da boneca Abayomi, como os alunos da Educação Infantil.

A turma 32 debateu o Dia da Consciência Negra e o importante significado para a consolidação de uma sociedade igualitária.

As narrativas são instrumentos preciosos para que os alunos entendam determinadas temáticas. Considerando isso, os alunos do Pré I conversaram sobre o conto “O cabelo de Lelê” de Valéria Belém, que traz a história de uma garota e a relação com o cabelo cacheado, focando nos sentimentos diversos com o próprio cabelo, importante para a representatividade e identificação com crianças negras.  

De acordo com a Coordenadora Pedagógica, Lucelia Maria Spinelli, “A data é de extrema importância, além de ser lei, é na infância que desenvolvemos a consciência dos alunos. As histórias, os jogos e as músicas auxiliam na abordagem do tema. A linguagem adequada é muito importante para que o preconceito seja extinto.”

Um país consciente e aberto às diferentes representações se constrói com o comprometimento de todos. Os alunos do Colégio Nossa Senhora de Lourdes serem cidadãos engajados na evolução da sociedade, visando o respeito e a igualdade.

Últimos Posts