8.3.2022

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

O dia 08 de março é mundialmente conhecido por ser o Dia Internacional da Mulher, data que marca os avanços históricos conquistados a partir de muita força e determinação em busca de direitos básicos e também serve de alerta sobre os graves problemas ainda hoje enfrentados.

O que muitos não sabem, é que essa busca por direitos começou muito antes de 1921, ano em que o Dia Internacional da Mulher foi consolidado. Desde o final do século 19, mulheres que participavam de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e Estados Unidos reivindicando por melhores condições de trabalhos e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Em maio de 1908, nos Estados Unidos, cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação que buscava a igualdade econômica e política no país. Deste ato, foi comemorado o primeiro Dia da Mulher.

No ano de 1910, durante a conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi votada e aprovada, por mais de cem representantes de 17 países, a criação de uma data anual para que os direitos das mulheres fossem celebrados.

Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) aconteceram protestos femininos ao redor do mundo, tendo como principal, o conhecido como “Pão e paz”, que ocorreu no dia 08 de março de 1917, onde as mulheres russas se manifestaram contra Czar Nicolau II, pedindo por melhores condições de trabalho. A data consagrou-se como Dia Internacional da Mulher, embora tenha sido oficializada apenas em 1921.

Até hoje as mulheres continuam demonstrando sua força em busca dos seus direitos. O dia 08 de março não acontece apenas para homenagear, mas também para reforçar o debate e a busca por igualdade.

Últimos Posts