23.2.2021

Projeto de Vida desenvolvido em 2020 permanece na grade curricular

Projeto de Vida desenvolvido em 2020 permanece na grade curricular

A Metodologia OPEE foi apresentada ao CNSL com o objetivo de formar crianças e adolescentes sonhadores de seu futuro e responsáveis por escolhas sábias. Atualmente, o projeto é desenvolvido com alunos a partir do 5° ano do Ensino Fundamental à 3º série do Ensino Médio e permanece na grade curricular no ano de 2021.

Orientações nas aulas para o desenvolvimento do projeto

A professora Rafaela Regina Fabro destaca as aulas e dinâmicas que serão utilizadas durante a orientação do projeto. “O trabalho será́ desenvolvido através de metodologias ativas como: atividades, oficinas, aulas e dinâmicas para o Projeto de Vida. Sua metodologia central é por meio da aprendizagem por projetos, que traz uma personalização e valoriza vivências com a ‘mão na massa’. O projeto também conta com apoio de apostilas com conteúdo teórico, envolvendo textos e imagens, para obter exemplos de pensamento, sentimento e ação, além da utilização de questões aos alunos que levam à reflexão sobre “quem eu sou, quais são os meus valores”.

“O grande foco do Projeto de Vida é a formação de alunos para que sejam protagonistas de sua própria história, que possam exercer plenamente a sua cidadania, e que construam, ao longo do período escolar, um projeto de vida eficaz, feliz e sadio”, destaca uma das professoras do projeto, Camila Maria Picoli.

Ao longo da orientação do projeto nas aulas, os alunos poderão se conhecer, entender seus pontos fortes e fracos, elaborar metas, identificar seus sonhos e valores. “O aluno poderá utilizar da metodologia não só no ambiente escolar, mas em toda a sua vida, pois se conhecendo se torna mais fácil estipular metas para alcançar seus objetivos”, declara a professora do projeto, Nitiele Medeiros Contessa, destacando a importância do trabalhar a Metodologia OPEE nas escolas. “Ela transforma os alunos em pessoas com atitudes sustentáveis, colaborando com o mundo através de decisões pensando em si mesmo e no planeta”.

Para saber mais sobre a Metodologia OPEE, acesse o site: https://metodologia.opee.com.br/

Últimos Posts